Na Escola

Na escola, a Pesquisa se desenvolve como um Projeto Pedagógico com uso de novas tecnologias, adequado às necessidades das crianças. Neste segundo semestre de 2022, as Oficinas de Reforço Escolar estão sendo realizadas no GET Elza Soares da 3a CRE. Foram oferecidas 30 vagas, de forma a atender alunos com defasagens em alfabetização que estão cursando turmas regulares do 3º, 4º e 5º anos. As Oficinas são realizadas duas vezes na semana, após as aulas, e tem duração de 1h e 30 min.

As Oficinas são planejadas e executadas pelas Bolsistas FAPERJ/ISERJ, sob a supervisão da Coordenadora da Pesquisa, e utilizam as metodologias ativas da Gamificação e da Aprendizagem Baseada em Projetos como norteadores das atividades. Criamos uma grande narrativa, na qual os alunos são estagiários de uma Fábrica de Games chamada Alfabeclicando. E, como estagiários, recebem mensagens de crianças de outras escolas que ainda não sabem ler e escrever completamente. Nessas mensagens, eles recebem também instruções para a produção de Games Digitais, que para serem produzidos, necessitam de protótipos reais. Dessa forma as crianças criam jogos reais, que são entregues a eles no final da Oficina, e com base nesses materiais são produzidos Games Digitais, ora por eles mesmos, com ferramentas da web, ora pelo Núcleo de Produção de Games da Pesquisa.

Em todas as Oficinas há um tempo reservado para a brincadeira com jogos reais de alfabetização e Games Educativos também de alfabetização, os quais são escolhidos pelas crianças de acordo com seus interesses. Todos esses materiais são previamente pesquisados antes de fazerem parte do acervo da Pesquisa.