O objetivo da Pesquisa é identificar as lacunas e dificuldades de aprendizagem que os alunos da escola pública apresentam, por terem vivenciado cerca de 2 anos na modalidade de ensino remoto, em decorrência da pandemia da Covid-19. Os alunos são atendidos por bolsistas FAPERJ/ISERJ no contraturno, duas vezes na semana, em sua própria escola. Após a diagnose dos alunos, estão sendo criados contextos de aprendizagem que favorecem a alfabetização e o letramento, a partir do uso e da produção de Games para o ensino e a aprendizagem da leitura e da escrita. Os Games são criados a partir de protótipos de jogos reais. Esses encontros acontecem em formato de oficinas, e utilizam as metodologias ativas da gamificação e da aprendizagem baseada em projetos, além do uso dos próprios jogos reais e digitais na aprendizagem, por considerarmos os mesmos como parte da cultura infantil. Também fazem parte da Pesquisa ações de formação continuada de professores no uso de novas tecnologias para a alfabetização. A relevância desta Pesquisa está no fato dela se dedicar a resolver um problema urgente, que é atender as crianças que não conseguiram se alfabetizar através do ensino remoto, e que precisam de suporte e apoio neste momento pós-pandemia.